Skip navigation

Chega a ser engraçado ver o quanto as pessoas têm medo de remover meta-pacotes, medo este que acaba se refletindo em críticas ao sistema. Para exemplificar, podemos pegar um típico usuário de Ubuntu que queira remover o Totem, por exemplo. Bom, ele abre o Synaptic e marca para remover o pacote, em seguida é avisado que o pacote Gnome também será removido, pronto, começa a confusão. Nesse momento ele cancela a operação e sai gritando para todos os lados que o APT é um sistema burro, que o GNU/Linux têm sérios problemas, etc.

Claro, quem realmente conhece os meta-pacotes deve estar rindo nesse momento. Mas o que é um meta-pacote? Bem, simplificando, é um pacote vazio que exige certas dependências para para instalar algo. Não ficou bom. Outro exemplo, o Gnome é composto de vários pacotes, entre eles eu poderia citar o Metacity (gerenciador de janelas), Nautilus (gerenciador de arquivos), etc. Sem os meta-pacotes, você teria que saber e instalar esses pacotes individualmente para ter o Gnome funcionando. Para evitar isso, foram criados os meta-pacotes, ou seja, ao instalar o pacote “gnome”, todos os pacotes requeridos serão instalados também.

Como vimos, os meta-pacotes facilitam muito a vida do usuário. O interessante é que ao remover um meta-pacote, ele não removerá as dependências instaladas. Mas usuários-porta não sabem disso e se apavoram quando tentam remover um pacote indesejado do Gnome e são informados que o meta-pacote será removido. Ter medo é saudável e diminui as chances de causar danos ao sistema, mas sair gritando que o sistema é ruim por incompetência própria é demais. E o pior, pessoas assim estão por toda parte, inclusive em certos blogs famosos de tecnologia que prefiro não citar nem com “no-follow”.

Fica a dica, não tenha medo dos meta-pacotes. Ou ainda, tenha medo, mas use o Google e veja se é ou não um meta-pacote e quais as implicações de sua remoção. Pesquisar não dói.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: